sábado, 18 de fevereiro de 2012

Carnaval

Bom dia, boa tarde, boa noite! Para você que está nesse carnavalzão aí procurando alguma coisa para fazer, para você que não quer arrumar coisa alguma para fazer ou para você que tem o que fazer mas não está nem aí. Eu fiquei em dúvida se deveria mesmo escrever sobre o carnaval, já que na MINHA vida, carnaval quer dizer "feriado da televisão desligada", mas cheguei à conclusão que sim, pois me incomoda profundamente o comportamento tradicional das pessoas em relação a ele. Acho que nem sei por onde começar a falar, é tanta coisa... mas vou tentar.

Eu não estou muito afim de falar sobre a origem do carnaval, não sou colaborador da Wikipedia para me prestar a tal papel e quem quiser que vá se informar. O que eu imagino quando as pessoas dizem que vão para a praia no carnaval é que lá vai ter música de baixíssima qualidade a altíssimos volumes, gente bêbada e promíscua, gente bêbada e sem noção, gente bêbada e querendo arranjar confusão, gente bêbada vomitando, gente bêbada carregando gente bêbada... enfim, já deu para ter uma idéia, né? Daí você vai pra praia, não descansa, se estressa, passa raiva, fica com vontade de matar meia dúzia... escuta "música" que não queria escutar, vê gente que não queria ver... enfim, é tudo uma merda! É por isso que eu presumo que gente chata que nem eu não vai à praia no carnaval e quem vai, vai para beber um monte, transar e ou arranjar briga com estranhos e ofender tudo aquilo que se chama de música.
 

Isso eu falei das praias do Paraná. Indo agora para Salvador, a coisa piora de figura ainda mais! Eu não vou falar o que eu acho de quem paga uma fortuna naqueles coletinhos pra ficar atras do trio elétrico pulando que nem um filho da puta retardado, pegando herpes de qualquer desconhecido (pra não falar coisa feia, tipo gonorreia), fazendo suas necessidades sabe Deus aonde, tomando sabe-se lá o que, suando que nem gordo na sauna. E tudo ao som de quê? Chiclete Com Banana, Asa De Águia, Ivete Sangalo, Claudia Leite e Michel Teló? Ahhh! Chute meu saco! Por favor! Eu dou muito mais valor aos lixeiros trabalhando no caminhão, recolhendo o lixo que nós produzimos, do que esse bando de lazarento burro produtor de lixo auditivo e disseminador da incultura no Brasil. Aliás... eu dou mais valor ao lixo que os lixeiros recolhem do que a esses "artistas" do carnaval, de verdade mesmo. E eu nem falei o que eu acho da cidade de Salvador em si... não conheço uma pessoa que tenha pisado lá e falasse bem (sim, eu conheço gente que já foi pra la).


E assim é tudo, é Galo da Madrugada, é o caralho a quatro... sabe? Eu entendo que é uma "festa de rua", que é popular e tudo mais, mas três coisas, principalmente, acabam com qualquer respeito que eu poderia ter pelo carnaval: o excesso de dinheiro que rola nisso; o absurdo de gente bêbada fazendo merda e arriscando a vida; e o alto grau de promiscuidade.

Chegando ao "maior espetáculo da Terra", o carnaval do Rio de Janeiro, muita coisa ainda há para ser dita pois há muitos assuntos de grande relevância a nível nacional que tangem este famigerado evento. Quem eu conheço que já presenciou, diz que é muito bonito, diferente da coisa chata e escandalosa que se vê na televisão. É realmente uma festa e tudo mais e bla bla bla... mi mi mi... mas... olha o tanto de dinheiro que vai pra essa droga. Sério... é tudo coisa pra gringo ver e via saber de onde as comunidades (favelas) tiram dinheiro pra essa porcariada toda. Tem gente que deve ficar o ano todo sem comer uma pizza pra ter dinheiro pra fantasia do carnaval. Tem gente que passa apertado. Tem gente que trabalha o ano todo pra ver esse circo todo armado e... pra ganhar o quê? 


De onde saem aqueles carros alegóricos, as modelos, os coreógrafos caros... toda essa parafernália? De onde sai essa grana toda? Acho que todos devem se lembrar bem de quando pegou fogo lá no tal barracão onde estavam os carros, no ano passado. A prefeitura imediatamente liberou TRÊS MILHÕES DE REAIS (em barras de outro, que valem mais do que dinheiro) para sanar os estragos do incêndio. Queria ver se fosse uma escola que tivesse pegado fogo, ou um hospital. Aí não ia ter dinheiro porcaria nenhuma, o pessoal ia ter que ficar chupando o dedo! Aliás, pra que escola no Rio, né? Pra morrer aos 18 anos nem precisa estudar mesmo! Deve ser isso que a prefeitura pensa.

Sabe, você pode gostar de carnaval, não vou deixar de gostar de você por isso. Mas saiba que eu acho completamente ridículo qualquer coisa que tenha a ver com ele e não espere que eu respeite qualquer coisa que você me disser a respeito, pois me reservo ao direito de ser preconceituoso e injusto. As pessoas poderiam fazer muitas coisas interessantes nesse tempo, mas, na verdade, a existência dessa imensa pausa no ano para tal fim só mostra o que é que realmente importa para o povo brasileiro: álcool e sexo. Eu aproveito para dormir e passear na cidade, que, graças a Deus, está vazia nesse alegre período. Isso é a única coisa boa do carnaval, sossego na capital.

Por fim, eu sei que não falei sobre um monte de detalhes, mas finalizo dizendo que dia 21 de abril haverá a Marcha Nacional Contra a Corrupção e eu quero ver se vai ter 25% da mobilização que tem o carnaval. Isso sim é uma coisa pela qual vale a pena ir às ruas, influi diretamente na sua vida diária e quero acreditar que todo mundo que eu conheço vai, mas eu sei que a realidade vai ser bem diferente... durmam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário