quarta-feira, 22 de junho de 2011

Sertanejo!


E aí, povo meu! Quem não gosta de um sertanejo, coisa nacional, sossegada, música de verdade, não essas coisas barulhentas de Rock, né? EU não gosto! Vou falar para vocês os principais problemas dessa porcaria que alguns chamam de música.

Na verdade, o sertanejo em si não é uma coisa das piores. Verdade! As músicas antigas do povo do interior que contavam a vida tranquila da roça, falava de festas e coisas curiosas de um povo simples e tipicamente brasileiro é uma coisa muito boa, para falar a verdade. Eu sou do interior, como dá para se notar lendo minha biografia, e tenho sim um gosto pela música caipira de verdade.

Mas acontece que o que se chama hoje de "sertanejo" está longe de ser o que foi um dia, hoje é um estilo de "agroboys" que misturam uma quantidade ínfima de Country com Pop e qualquer coisa que pareça moderna, mesmo que não faça sentido. Na verdade não possui qualquer riqueza melódica ou instrumental nesse estilo, é como se fosse "música globalizada", totalmente genérica e sem personalidade.

Isso tudo sem ter comentado as temáticas empregadas. Se antigamente o gênero contava com uma diversidade temática incrível, contando desde histórias de amor a coisas de trabalho, cotidiano... todo tipo de coisa, hoje você consegue encaixar 90% de tudo aquilo que se denomina "sertanejo" em 5 temáticas básicas: "Só Quero Zuar" (fodasse tudo/tô facim), "Ela Me Deixou" (estou sozinho), "Volta Pra Mim" (percebi que fiz merda), "Fica Aí sozinho" (fodasse você) e o "Eu Te Amo". E o curioso é que eles formam um ciclo eterno e, fora o "Eu Te Amo" (vidrei em você), eles são como que um em resposta ao outro, como eu exemplificarei a seguir:

 

O "Só quero Zuar" é aquele tipo de cara (ou guria) que larga o parzinho que tem e vai para as baladas e bagunças da vida e não está nem aí. Também pode vir com o complemento do motivo pelo qual a pessoa largou o outro ou a personagem diz que desde o começo só queria zuar. Em resposta a esse tema, temos o "Ela Me Deixou", que é justamente o lado da pessoa que foi trocada por outra, pela balada, amigs da outra pessoa ou simplesmente foi usada e depois jogada fora. Nesse estilo, a personagem lamenta muito mas parece ainda querer o outro devolta (sabe-se lá por que).

E aí vem a segunda parte, que é quando a personagem que largou tudo em troca de uma vida desenfreada com jogos e prostitutas se toca que fez bosta e ficou sozinho na pior e pede pinico, a "Volta Pra Mim". A personagem parece realmente arrependida, como se tivesse sido iludida pelas luzes ofuscantes de Las Vegas, atribuindo a isso o fato de ter apostado tudo em uma furada proposta de sucesso e riqueza, e ficou na pior. A isso, a segunda personagem responde com o "Fica Aí Sozinho", que é a esperada revanche, onde a pessoa, que antes amava e queria o outro devolta, não perde agora a oportunidade de fazer o mesmo "amado" sofrer, sentindo prazer na sua dor e "metendo a boca" nele por ter feito tudo isso.

Quando todos os conflitos se acabam, entra em cena o tema "Eu Te Amo", que é quando "está tudo bem" entre as partes. Esse estilo também pode ser empregado quando há paixão à primeira vista, coisa muito comum nas histórias "sertanejas".


Além disso, nota-se que o álcool está sempre presente na vida do sertanejo, ficando em segundo lugar, atrás apenas do "amor", no número de citações nesse tipo de "música".

De isso tudo podemos concluir que as pessoas que escrevem e que apreciam esse gênero são extremamente volúveis, já que estão sempre repetindo e repetindo este ciclo tedioso, são pessoas inconsequentes e que não têm a mínima noção do que fazem com suas vidas sentimentais. Nota-se, acima de tudo, uma incrível vulgariação do amor, palavra massivamente enpregada em quase todas as letras, mas nunca levada a sério. Deve ser algum tipo de "amor musical", não o de verdade, já que quem ama não ferra com a pessoa amada e larga ela para sair biscatear por aí para depois voltar arrependido, com o rabo entre as pernas, nem muito menos sente raiva e se vinga quando a pessoa "amada" lhe faz algum mal. E ainda: amor não é sexo! Quer saber o que é amor? Leia o que vem a seguir:

"O amor é paciente, é benigno;

não é invejoso, não é altivo nem orgulhoso;
não é inconveniente, não procura o próprio interesse;
não se irrita, não guarda ressentimento;
não se alegra com a injustiça, mas alegra-se com a verdade;
tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta."

E vocês sabem de onde eu tirei isso, não?

Um comentário: