sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Curitiba, Curitiba...

Frank Sinatra só escreveu "New York, New York" porque não conhecia Curitiba, minha gente! Eu estou convicto disso! Eu também amo essa cidade, e sabem quando eu descobri isso? Quando estava em Aveiro (Portugal). Primeiros 15 minutos que tive de folga, fique sabendo que havia um shopping perto do hotel e fui direto pra lá. Típico programa de curitibano. Ir ao shopping faz parte do DNA de todo habitante dessa cidade, quase tão profundamente quanto as doenças respiratórias (renite, sinusite, bronquite, amidalite...). Para vocês terem uma ideia, quando alguém que tem parentes ou amigo em Curitiba e vem visitá-los, os dois primeiros lugares que eles conhecem são os shoppings Palladium e Estação, e não o Jardim Botânico, Parque Tanguá... Barigui...





Pensando bem... eu também não levaria meus parentes e amigos ao Barigui, lá é cheio de manos calçudos, que são os únicos que vão ao parque, faça chuva ou faça sol. Por quê? Simples! Porque no parque eles não podem ser barrados, a exemplo dos shoppings. Uma dica eu lhes dou: se você quiser ouvir funk, ver malacos e se estressar, lá é O LUGAR! Sorte que fica longe da minha casa...


Mesmo assim às vezes me incomodo com esse manos, quando encontro eles no ônibus. O pior de de tudo são os "Dj's de ônibus", isso é insuportável! Os caras acham que estão abafando só porque têm um celular e um dia tiveram como colocar um funk pra tocar alto neles. Acham que estão propagando alguma cultura colocando aquele barulho com todo mundo? Bom... eu não vou ficar falando muito de vileiros, até porque eles não têm acesso à internet para ler o meu descontentamento. E, mesmo se tivessem, desanimariam por ver mais de duas linhas sem nenhuma figura.





Mas eu digo que esse negócio não existe na Europa, "Dj de ônibus"... francamente... Aliás, dizem que Curitiba é uma cidade parecidíssima com a Europa... grande mentira! Eu não vi ninguém vendendo caneta pra Casa Manassés nos metrôs de Madri e Lisboa! Não vi nenhuma briga de torcida em dia de Barcelona x Madrid (houve dois enquanto eu estive lá) e nenhum, absolutamente NENHUM VILEIRO! só em Ccuritiba mesmo.


Mas mesmo que não houvessem manos, não dá para contar com um passeio no parque no final de semana, já que é quase impossível um fim de semana com sol de calor nessa nossa capital paranaense. O tempo aqui é curioso, hahahaha! Dizem que é imprevisível, mas isso não é verdade. Sempre que me perguntam sobre o clima, eu respondo : "acho que vai esfriar..." E acerto 90% das vezes! Eu só erro esse outros 10% porque continuo falando que vai esfriar quando já estamos abaixo de 0º C!




Sabe uma coisa que parece impossível piorar, mas piora quando chove? Esse é o nosso trânsito! O trânsito é impossível! Eu estava lendo que nos últimos três anos a frota de carros em Curitiba dobrou! E antigamente, não sei se vocês lembram... Curitiba tinha altas carroças de tração animal (cavalo, burro, escravo, sogra, etc...) parecia interiozão, e isso hoje não existe mais! O que você conclui disso? Que os burros saíram da frente das carroças e foram para trás dos volantes! Aí não tem quem dê jeito nesse trânsito!


Aliás, um pouco disso se deve também à falta de educação do curitibano, vocês sabem do que eu estou falando. Curitibano é sim um pouco muito grosso. Isso está naca, na voz, e na faca que o curitbano sempre leva consigo quando sai de casa (para não voltar a ela com problemas adiquiridos na rua). Curitibano é o tipo do cara que pisa no seu pé e fica plantado, olhando para a sua cara, esperando que você peça desculpas. é também o tipo do cara que te avança o sinal vermelho, te atropela e te ameaça de morte se não quiser pagar a franquia do carro dele, mesmo que para fazer isso ele tenha que te acompanhar ao hospital.





Curitibana é o tipo da menina que, quando você conhece, se você fala de cara que achou ela simpática, ela some, porque considera isso uma cantada barata. é também o tipo da guria anda sempre de óculos escuros, mesmo quando está chovendo. Com mais um par de fones de ouvido ela tem a desculpa ideal para te ignorar toda vez que vocês se cruzam na rua. E sempre que você entra no msn e vai falar com ela, ela arruma uma coisa importantíssima para fazer, mesmo que não trabalhe nem estude, nem faça porríssima nenhuma da vida (ela te bloqueou)


Esse povo todo é assim porque, bem lá no fundo todo mundo é que nem eu, e AMA CURITIBA! Porque é a "Capital Ecológica", tem a Rua XV e,sabe do que mais? Curitibano tem duas absolutas que os acompanham todo fim de ano. Uma é o especial do Roberto Carlos, na tv. A segunda é a temporada de apresentações do Palácio Avenida! "Pinheirinhos de alegria, lalalala lala lala!"


quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Top 10 - Crush

Olá, gente! Estava pensando no que postar, mas estava sem muita vontade de forçar meu cérebro. Por isso decidi fazer esse post (não que ele seja mais fácil, mas é o que me ocorreu). Eu sei que eu já fiz o Top 10 - Dia dos Forever Alone (http://danymurdock.blogspot.com/2011/06/top-10-dia-dos-forever-alone.html), mas esse é diferente (não sei no que), não fala da solidão... é um sentimento diferente, é tipo quando você se sente mal e bem ao mesmo tempo, calor e frio, não sabe o que dizer... então, sem dizer mais nada, lá vai. Dessa vez só vou colocar um trecho da tradução para vocês verem o quanto as músicas são "bonitinhas".


10 - Bon Jovi - Misunderstood - "E você e eu, só pense nisso..." (seria injusto não começar com essa!)




9 - Symfonia - Don't Let Me Go - "Não me deixe ir, unidos ficaremos, e pela manhã a dor terá passado...)




8 - Maroon 5 - She Will Be Loved - "Eu não ligo de passar todos os dias do lado de fora, na sua esquina, na chuva..."




7 - Edguy - Save Me - "Eu não sei se eu posso, eu não sei se deveria, eu não sei o que é certo e o que aconteceria se você aceitasse. Aqui estou parado na chuva, aqui fico no frio, estou relutante de levar outro tiro na minha alma..."




6 - Scorpions - You And I - "Eu perco o controle por sua causa..."



5 - KISS - Love Her All I Can - O nome já diz tudo!


4 - KISS - Sure Know Something - "Tarde da noite eu ainda escuto você chamar o meu nome..."



3 - Scorpions Wind Of Change - essa você conhece...


2 - Edguy - Standing in The Rain - "Estou sentado aqui me perguntando onde você está agora, o que faz e quem está aí, bem ao seu lado..."

1 - KISS - Forever


Dedicado especialmente aos noivos Diou e Ana, que casarão amanhã! Deus abençoe!

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

JMJ 2011 - Madrid (III)

Bom, faz tanto tempo do último post que eu nem me lembro onde parei... ah, sim! Vigo! Depois de mais uma noite em um colchão box e com direito a banho de banheira antes, o dia 15 começou totalmente oposto ao anterior, que havia sido de chuva e um certo frio, não como o frio de Curitiba, é claro, mas mesmo assim, era um friozinho respeitável... Levantamos e, após o banquete de croissant, partimos para Ourense, cidade próxima, que precisava de gente que falasse de Deus.



Chegamos lá e logo pudemos ver que seria um típico dia de verão europeu, o sol não estava de brincadeira. Quem parecia estar de brincadeira era meu amigo Johnny, que, ao chegar lá pediu-me para cantar nas laudes, o que seria um certo sacrifício dado o estado da minha garganta após quatro dias de berreiro sem folga, umidade baixa, ar condicionado e caloooor! Mesmo assim eu, que não nego fogo, topei a parada e... digamos que não foi tão ruim (foi sim, hahahahaha!). Depois de rezar as laudes em uma escola infantil, no pátio, fomos anunciar pras pessoas.


Foi aí que eu percebi que só havia velhos na cidade e que, ao contrário do que se magina, eles não eram lá um exemplo de educação (sério mesmo, acho que seu me mudasse pra Espanha eu conseguiria emprego facinho como professor de etiqueta... imaginem... EU ENSINANDO BOAS MANEIRAS!). Ninguém nos ouviu (eu acho), as ninguém se abateu, se o povo local não nos ouvia, falamos uns para os outros, porque todo mundo precisa ouvir todo dia o quanto Deus nos ama!



Em seguida fomos almoçar, já era bem tarde, para falar a verdade, e estávamos cansados. Comemos em uma praça um rango que a comunidade local nos providenciou e estava muito bom ( fora os frutos do mar, que estavam por toda a parte, digo...) e depois disso tivemos um tempo de descanso, que eu usei para dar uma passeada no shopping que havia ao lado (quem mora em Curitiba não perde o costume de olhar uma vitrine só por olhar, né?) e depois esticar-me um pouco sobre a grama enquanto algumas outras pessoas (quase todo mundo) dança "Macarena" de forma lamentável.


Após o show de horror, fomos a outra parte da cidade, onde anunciaríamos mais para as pessoas. Eu comecei a ficar meio estranho (mais do que já sou... digo.. fisicamente estranho...) até que tive que dar uma sentada para respirar um pouco e tomar um remédio para dor de cabeça que o Abrahim me providenciou (quem quer ser cunhado tem mais é que acudir mesmo!). Eu fiquei a tarde toda meio que fora de combate, mas melhorei ao voltar para o hotel. Percebi nitidamente que esse tinha sido o dia mais quente até então (47°C!) mas melhorei após o tratamento milagroso da banheira, já de volta a Vigo.


E lá estava eu, debruçado sobre uma gradezinha com vista para a estação ferroviária, em frente ao hotel, esperando anoitecer (já passava de 21:15 e ainda havia sol!) quando Johnny chega mais uma vez em mim e pede que eu cante na eucaristia... pensei "Esse cara deve estar de brincadeira! Não dá pra ver que eu não tenho 1/3 da minha voz habitual?" Mesmo assim, engoli o orgulho e fui cantar, azar de que m estava lá para ouvir, hahahahaha!


Depois disso foi direto pra cama, porque no dia seguinte (terça 16) partimos definitivamente de Vigo com destino a Santigo de Compostela! Ao chegar lá, fomos direto para um mosteiro carmelita, onde as mulheres vivem enclausuradas (por vontade própria). Foi com toda certeza a experiência mais marcante dessa jornada (e a mais indescritível também, por isso vou polpar as palavras a respeito dessa visita) e ver a alegria delas me impressionou demais mesmo.




Saindo de lá, fomos almoçar e em seguida celebrar eucaristia na catedral com gente de muitos lugares, de outros países, mas presidida pelo nosso querido Dom Moacir (poliglota). após uma rápida vista ao túmulo de São Thiago, encontrei a Índia sentada chorando na catedral e a mãe dela me pediu pra ajudar a carregá-la até o ônibus, que já estava para partir.





Fomos para uma espécie de pousada, onde havia (mais uma vez) gente de tudo que era parte. além disso havia uma festinha rolando lá (tá certo que era só até a meia-noite mas... é melhor que nada) e a galera curtiu pra caramba (até dar-se o toque de recolher). foi até bom a festinha ter hora pra acabar, já que o dia seguinte seria importantíssimo, o dia em que chegaríamos em Madri!






Bom, chega de histórias por hoje. Essa aqui continuará em um próximo post (quando eu quiser que continue). Fiquem ligados (se quiserem)!

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Atualizando

Oi, pessoal! Eu, como sempre, estou prometendo melhoras para o blog (quase nunca cumpro, mas enfim...).


Uma das mudanças já está em vigor, que é o "Top Ten", no lugar do "Top Five" dos posts, muito melhor, uma vez que a maioria dos cinco mais visitados são recentes demais e nem sempre são os meus favoritos (e o que conta aqui é a minha opinião, sempre).


Eu há muito tempo procuro um novo plano de fundo para essa joça, mas dessa vez vou começar a fazer testes e preciso da ajuda de alguns de vocês com opiniões (eu pergunto a opinião de quem eu quiser, já que a minha é que importa). Além disso ainda tem muitas coisas que eu considero primitivas no meu blog (o autor, por exemplo, é um caso de ser primitivo daqui).


Ontem eu recebi uma coisa que me animou muito a fazer esse blog, que é uma carta do Google (em pessoa). Nela haviam um cupom de R$100,00 para eu usar em anúncios do AdWords e (o mais importante) um adesivo da Google (que faz com que eu seja invejado por todos os nerds que eu conheço). Aqui está.



Aproveitando que este post não fala nada de nada, eu devo comentar que ,sendo hoje o dia do séquiço, todos vocês tem de ficar com as bundinhas bem cobertas esta noite, para que não ocorra nenhuma tragédia. Além do mais, amanhã é Dia da Independência... ou seja... o sexo hoje não garante o relacionamento amanhã (e eu não sei por que disse isso), fui!

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

JMJ 2011 - Madrid (II)

No post anterior, eu contei como foi a partida de Curitiba, a passagem pelo Rio (de onde não conhecemos nada além do aeroporto) e a chegada a Lisboa. Eu sei que vocês não querem saber, mas mesmo assim vou continuar a história agora.


Continuando de onde havia parado, uma coisa que se nota na Europa é o quão barato é comer fast food. de verdade mesmo, barateza! Enfim...


Acordamos cedo no outro dia (12, sexta) para tomar café e levantar acampamento em direção a Fátima. O café no hotel era ótimo! Tinha ovos com bacon, croissant, frutas e muitas outras coisas que poderiam valer por um almoço aqui no Brasil!



Bucho cheio, fomos para o Santuário. É simplesmente uma das coisas mais bonitas que eu já vi (as outras também foram nessa viagem), não dá pra descrever a sensação de felicidade que dá por estar lá, simplesmente é demais!





Talvez ainda mais bonita que a Basílica eu tenha achado a Igreja da Santíssima Trindade, que fica logo em frente. Em comparação, enquanto uma é de um estilo neoclássico, com grandes colunas, arcos e tudo mais, a outra é em estilo contemporâneo, em dimensões gigantescas e simplesmente DESLUMBRANTE!




Uma coisa curiosa é que lá tem a capela onde ocorreu a aparição, rota de muitos peregrinos e pagadores de promessa. Lá só podem ir pessoas que estão pagando promessa, andando ajoelhadas e membros importantes do clero. E aquele povo todo lá andando de joelhos enquanto nosso querido Dom Moacir ficava ali sentado, bem suave...



Eu fiquei tão impressionado com a arquitetura do lugar que não deu tempo de comprar quase nada e nem de procurar um lugar massa pra comer, fomos comer no primeiro lugar que apareceu. E adivinha? Era arroz, carne e batata frita (denovo). Mas eu ainda não estava enjoado.


Saindo de lá fomos ter eucaristia em uma capelinha afastada dali, bem pequena, não sem antes fazer um longo caminho de subida sob aquele forte sol de verão europeu. depois disso, seguimos viagem para Aveiro, onde passaríamos a noite (não sem antes comer arroz, carne suína e batata frita).


Em Aveiro (anda em Portugal) havia um shopping, onde comprei uma camiseta Nike Air por 12,99 Euros e o mais curioso é que a mulher da loja me deu um centavo de troco!




Depois das compras, ficamos um pouco na rua e às 00:30 tivemos que entrar no hotel. só que é muito incômodo o vento de Portugal. À noite bate um vento tão forte que parece quando vai ter uma tempestade aqui em Curitiba, e é toda noite!



No dia seguinte (13, sábado) fomos às ruas anunciar Jesus pras pessoas, foi muito legal, porque sepre que se fala do amor de Deus, é pra si mesmo que se fala, em primeiro lugar, os outros ouvem se estiverem por perto, mas você escuta com certeza. Além disso a gente cantou e dançou bastante! Celebramos eucaristia e laudes na catedral, além de ter o famoso "jantar de arroz com ervilha" (pergunte a qualquer peregrino). E no almoço eu comi pizza na Pizza Hut (delícia)!





Outra vez, já tarde da noite, voltamos para o hotel, porque no outro dia já partimos para Vigo (na Espanha). Chegamos lá no domingo, dia 14. O primeiro dia de chuva na Europa. Estava tendo uma competição de BMX por lá, patrocinada pela Red Bull, a gente deu uma olhada lá, mas com oeu era o guia do grupo nesse dia, não ficamos muito tempo. Eu levei a gente ao Burger King e depois em segurança até o hotel. Mas a chuva nos pegou no meio do caminho sem dó e a gente ficou ensopado!


Tomei banho no hotel e me arrumei para a eucaristia, que foi na paróquia do Raul (catequista na equipe responsável pelo Brasil). Ele deu as caras por lá no final e tudo mais, bem legal.



Fomos arrumar um lugar para comer. No bar em que ficamos estava passando do jogo Madri x Barsa. O negócio estava meio dividido, mas a maioria torcia pelo Madri. foi um ótimo jogo, a comida estava legal também, meu espanhol é que estava péssimo! Enfim, voltamos direto para o hotel depois disso, apesar de eu querer ir ver o show do Bad Religion, que teve naquele dia...

Bom, chega de histórias por hoje. Essa aqui continuará em um próximo post (quando eu quiser que continue). Fiquem ligados (se quiserem)!