sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Curitiba, Curitiba...

Frank Sinatra só escreveu "New York, New York" porque não conhecia Curitiba, minha gente! Eu estou convicto disso! Eu também amo essa cidade, e sabem quando eu descobri isso? Quando estava em Aveiro (Portugal). Primeiros 15 minutos que tive de folga, fique sabendo que havia um shopping perto do hotel e fui direto pra lá. Típico programa de curitibano. Ir ao shopping faz parte do DNA de todo habitante dessa cidade, quase tão profundamente quanto as doenças respiratórias (renite, sinusite, bronquite, amidalite...). Para vocês terem uma ideia, quando alguém que tem parentes ou amigo em Curitiba e vem visitá-los, os dois primeiros lugares que eles conhecem são os shoppings Palladium e Estação, e não o Jardim Botânico, Parque Tanguá... Barigui...





Pensando bem... eu também não levaria meus parentes e amigos ao Barigui, lá é cheio de manos calçudos, que são os únicos que vão ao parque, faça chuva ou faça sol. Por quê? Simples! Porque no parque eles não podem ser barrados, a exemplo dos shoppings. Uma dica eu lhes dou: se você quiser ouvir funk, ver malacos e se estressar, lá é O LUGAR! Sorte que fica longe da minha casa...


Mesmo assim às vezes me incomodo com esse manos, quando encontro eles no ônibus. O pior de de tudo são os "Dj's de ônibus", isso é insuportável! Os caras acham que estão abafando só porque têm um celular e um dia tiveram como colocar um funk pra tocar alto neles. Acham que estão propagando alguma cultura colocando aquele barulho com todo mundo? Bom... eu não vou ficar falando muito de vileiros, até porque eles não têm acesso à internet para ler o meu descontentamento. E, mesmo se tivessem, desanimariam por ver mais de duas linhas sem nenhuma figura.





Mas eu digo que esse negócio não existe na Europa, "Dj de ônibus"... francamente... Aliás, dizem que Curitiba é uma cidade parecidíssima com a Europa... grande mentira! Eu não vi ninguém vendendo caneta pra Casa Manassés nos metrôs de Madri e Lisboa! Não vi nenhuma briga de torcida em dia de Barcelona x Madrid (houve dois enquanto eu estive lá) e nenhum, absolutamente NENHUM VILEIRO! só em Ccuritiba mesmo.


Mas mesmo que não houvessem manos, não dá para contar com um passeio no parque no final de semana, já que é quase impossível um fim de semana com sol de calor nessa nossa capital paranaense. O tempo aqui é curioso, hahahaha! Dizem que é imprevisível, mas isso não é verdade. Sempre que me perguntam sobre o clima, eu respondo : "acho que vai esfriar..." E acerto 90% das vezes! Eu só erro esse outros 10% porque continuo falando que vai esfriar quando já estamos abaixo de 0º C!




Sabe uma coisa que parece impossível piorar, mas piora quando chove? Esse é o nosso trânsito! O trânsito é impossível! Eu estava lendo que nos últimos três anos a frota de carros em Curitiba dobrou! E antigamente, não sei se vocês lembram... Curitiba tinha altas carroças de tração animal (cavalo, burro, escravo, sogra, etc...) parecia interiozão, e isso hoje não existe mais! O que você conclui disso? Que os burros saíram da frente das carroças e foram para trás dos volantes! Aí não tem quem dê jeito nesse trânsito!


Aliás, um pouco disso se deve também à falta de educação do curitibano, vocês sabem do que eu estou falando. Curitibano é sim um pouco muito grosso. Isso está naca, na voz, e na faca que o curitbano sempre leva consigo quando sai de casa (para não voltar a ela com problemas adiquiridos na rua). Curitibano é o tipo do cara que pisa no seu pé e fica plantado, olhando para a sua cara, esperando que você peça desculpas. é também o tipo do cara que te avança o sinal vermelho, te atropela e te ameaça de morte se não quiser pagar a franquia do carro dele, mesmo que para fazer isso ele tenha que te acompanhar ao hospital.





Curitibana é o tipo da menina que, quando você conhece, se você fala de cara que achou ela simpática, ela some, porque considera isso uma cantada barata. é também o tipo da guria anda sempre de óculos escuros, mesmo quando está chovendo. Com mais um par de fones de ouvido ela tem a desculpa ideal para te ignorar toda vez que vocês se cruzam na rua. E sempre que você entra no msn e vai falar com ela, ela arruma uma coisa importantíssima para fazer, mesmo que não trabalhe nem estude, nem faça porríssima nenhuma da vida (ela te bloqueou)


Esse povo todo é assim porque, bem lá no fundo todo mundo é que nem eu, e AMA CURITIBA! Porque é a "Capital Ecológica", tem a Rua XV e,sabe do que mais? Curitibano tem duas absolutas que os acompanham todo fim de ano. Uma é o especial do Roberto Carlos, na tv. A segunda é a temporada de apresentações do Palácio Avenida! "Pinheirinhos de alegria, lalalala lala lala!"


2 comentários:

  1. Eu desconfio da Manassés cara. Já viu o naipe dos nóia que vende caneta?

    ResponderExcluir
  2. Dorgaz, manolo! Só digo isso... Um amigo meu vive dizendo "como uma casa do tamanho que eles dizem ter se sustenta da venda de caneta em ônibus?"

    É algo a se investigar...

    ResponderExcluir