sexta-feira, 25 de março de 2011

Rock and Roll

E aí, pessoal! O post de ontem me inspirou a falar um pouco sobre o Rock... gostem vocês ou não do que eu vou escrever... aqui vai.

Pra você que não gosta de Rock, o que é Rock?

Agora pra você que gosta de Rock, o que é o Rock?

Perceba que os dois tipos de pessoas terão respostas diferentes. Pra quem não se envolve é tudo a mesma coisa, enquanto que para quem gosta existem vários gêneros e estilos diferentes, chegando ao ponto de amar um tipo e odiar outro... ainda dentro do Rock.

Mas, assim... tem gente que tem ódio MORTAL por um determinado estilo e coisa e tal, chega a ser fanatismo.

Todo mundo sabe de onde veio o Rock, alguns sabem por que caminhos andou todos esses anos, qual foi seu papel na evolução da mídia como um todo, e a evolução tecnológica (que mudou tudo). Além disso o Rock é demasiadamente diversificado, o que faz com que às vezes ele pareça estar em um nível além do restante da música, para quem curte. Para quem não curte o Rock é simplesmente um estilo ultrapassado, assim como a Disco Music, coisa de velho.

Isso se deve ao fato de a mídia ter evoluído mais do que o próprio Rock, que acabou se tornando não tão lucrativo quanto "boy bands", cantoras pop e rappers, porque o público mudou e a mídia está interessada sempre no próximo, nunca no anterior. Assim o Rock deixou de ser o centro das atenções e foi para um lugar um pouco mais modesto, onde esperava-se que ele morreria. Isso só não aconteceu graças à fidelidade do público que continuou comprando discos e indo aos shows apesar da diminuição da divulgação e dos investimentos nas produções.

Uma coisa além disso deve ser observada, que é o grunge, estilo que explodiu lá pelos inícios dos anos 90 e foi a pior maldição que as bandas de hard, glam e heavy poderiam imaginar. Ele simplesmente acabou com todo o sentido quase que ritualístico da prdução de palco, iluminação, carisma, presença e qualidade (essa da qualidade é minha opinião, o resto é fato). Enfim, o grunge acabou com a "magia" do show, que demorou muitos e muitos anos para voltar ao nível que estava quando foi desbancada.

Nisso ocorreu o divórcio entre a mídia e o Rock, o que em certos aspectos foi até positivo para o gênero, que ficou mais focado na qualidade do que na venda. A parcela que não acompanhou esse processo virou "modinha". Isso faz com que o pessoal que se alimenta da mídia ache que o que aparece na tv e no rádio é "O Rock", quando não é nada digno de denominação.

Foa isso, tem gente por aí que espalha o ódio entre as vertentes do Rock... esses deveriam aprender um pouco com quem está de fora e ver o rock um pouco mais como um todo e respeitar o gosto e conhecimento alheio, isso também vai da personalidade. Ninguém é dono da verdade, tá?

Bom.... ficou comprido, mas espero que tenha ficado legal!

;*

Um comentário:

  1. Ficou beeeem legal, achei muito interessante resaltar q o rock não é somete oq se mostra na TV e similares, apesar de eu não gostar, respeito quem gosta!! ;)

    ResponderExcluir