domingo, 29 de maio de 2011

Sábado à noite tem Zorra Total!


É, meus amigos! Se você fica em casa no sábado à noite, com certeza alguém na sua casa vai ver ou vai brigar para ver o Zorra Total, talvez essa pessoa seja você mesmo! Esse programa de todas as semanas que agrada a alguns (poucos) e desagrada a outros (tantos) é tradição na Rede Globo há anos (apesar da falta de qualidade) e parece mesmo que ainda vai ter uma vida longa na grade da emissora (para tristeza geral, "todos chora").


O fato é que o programa mais parece ser um castigo a você que por alguma razão decidiu ficar em casa no sábado à noite, um martírio pelo qual você tem de passar em nome do tédio, um calvário do mau gosto e da idiotice celebrados semanalmente em rede nacional! Eu nunca vi graça em uma "piada" sequer daquela verdadeira porcaria telvisiva. E o curioso é que a cada "piada" (sim, com aspas, porque eu não julgo aquilo como piada de verdade, já que as piadas deveriam ter graça... enfim, a cada "piada"...) eles colocam um som de risos... eu estava hoje em casa, comendo minha bibsfiha na cozinha quando ouvi a televisão, percebi que todos daqui de casa estavam em volta da TV, quando atentei ao fato de eles lançarem mão desse recurso (de colocar risada no programa). Daí eu pensei... "por que tem risada se não é um programa de auditório? Será para as pessoas burras entenderem que é para rir ou coisa assim?" Aí eu comecei e ouvir com um pouco mais de atenção e vi o quanto o programa é baseado em estereótipos ridículos, é um "humor" de tão baixa qualidade, mas tem medo de ser baixo o suficiente para ter graça (sim, porque toda piada tem uma vítima, é inevitável), mas é baixo o suficiente para ofender qualquer pessoa que preste atenção em quadros estereotipados e agressivos, preconceituosos e que zombam da inteligência de quem assiste.

Isso para não falar nos comentários do cara que anuncia sempre o próximo bloco e na abertura, com aquelas caricaturas (coisa da qual eu nunca gostei, pelo fato de valorizar justamente o que as pessoas menos gostam em si e ridicularizá-las) e aquele tema que parece trilha de um musical dos anos 20, seria uma tentativa de remeter o público a uma época em que o humor era mais inocente e as pessoas se respeitavam mais?

Não estou colocando em questão o talento dos que atuam no programa, apenas dos redatores.

Um comentário:

  1. eu queria entender o critério que a globo usa para manter esse lixo de programa no ar. no mínimo deve dar ibope né, esnão nao estaria lá.
    é uma pena ver bons atores se prestando a papéis ridiculos em programas e qudaros sem a minima inteligencia.

    ResponderExcluir