sábado, 16 de abril de 2011

Samba

Sim, meus amigos! Samba! Eu falei que continuaria a escrever sobre estilos musicais (eu sei que vocês não leram, mas eu escrevi). E agora vou falar sobre esse que é um gênero tipicamente brasileiro.


O Samba, para aqueles que não sabem, é um estilo musical o qual se deriva uma dança que tem raízes africanas e é uma das mais características manifestações populares do Brasil. Ao longo da história aconteceram muitas coisas com o samba até ele se transformar no que é hoje, mas isso não importa muito pra mim agora.


O que importa é que o samba é muito, muito antigo e inconfundível. Em qualquer parte do mundo todos sabem o que é samba e sabem de onde vem o samba. É do Brasil! E (apesar e fazer parte do carnaval) o samba é algo de que devemos nos orgulhar, porque é algo tradicional, não é um produtinho da mídia, não é algo simplesmente comercial (apesar de ter seus lados comerciais).


O samba é (queira você ou não) parte da identidade nacional brasileira, é parte de quem somos. Ninguém é obrigado a gostar, é claro, mas todos devemos respeito a esse patrimônio cultural brasileiro que ajuda até a contar parte da história do país.


Parabéns para o Alvaro, que hoje completa 18 anos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário