terça-feira, 12 de abril de 2011

Psicologia X A arte de dar conselhos

Olá, amiguinhos! Como vocês estão? Tudo bem? Não? Por quê? O quê? De novo? Eu já te falei, mas você parece que não escuta... nunca vai dar certo desse jeito! Ele não te merece, amiga! Você quem que tomar uma atitude já!...


Essas frases são algumas das mais usadas pelos famosos "psicólogos caseiros" ou pitaqueiros (como eu carinhosamente os chamo). Essas pessoas estão em todos os lugares, estão entre nós e são nocivas, dependendo da confiança que você deposita nas coisas que elas falam (cuidado!). São pessoas versadas em todas as artes, desde a arte de dar vexame até a arte queimar o filme com todo mundo com cada palavra proferida, são também mestres no relacionamento interpessoal, não conhecem problemas insolúveis e contornam todo tipo de situação... isso quando se trata da SUA VIDA, é claro.


Mas "Em casa de ferreiro... com ferro será ferido" (ou seria "tanto bate até que fura"? Tanto faz... )! E "pimenta no c* dos outros... é... um... prato que se come frio"! (o que importa é que...) Quando o bicho pega é igual pra todo mundo, não importa quantos palpites a pessoa já tenha dado na vida (por incrível que pareça e por mais que as pessoas tentem fazer com que suas vidas pareçam perfeitas).


Isso não é psicologia nem aqui, nem na China, nem na Coréia do Norte (se bem que as coisas são bem diferentes por lá...)! Psicologia é a ciência que estuda os comportamentos humanos de forma geral e alguns comportamentos animais, para a chamada psicologia comparada e tudo mais... não tem nada a ver com resolver os problemas alheios ou dar um amparo ao seu miguxinho que sofre. Eu tenho o privilégio de ter um amigo psicólogo e ele me faz sentir vontade às vezes de estudar isso também, por seu olhar crítico sobre o mundo e a sociedade... psicologia não é um capricho de gente mesquinha, apesar de alguns psicólogos terem esse triste fim.


É claro que ouvir ou não o que uma pessoa fala fica a critério de quem escuta e nem sempre é idiotice completa tudo o que te falam, mas eu particularmente não costumo seguir conselhos e não mudo de opinião nem depois de 500 pessoas me dizerem a mesma coisa se EU não sentir que algo realmente está errado. E também devo admitir que eu mesmo dou palpite pra caramba na vida dos outros e que às vezes isso também atrapalha meus amigos porque, por mais que na minha cabeça faça completo sentido tudo o que estou falando, cada mente é um universo e os sentimentos de uma pessoa são individuais dela e não podem ser subestimados de forma alguma.


Ainda acho válido considerar que amigo nenhum te conhece melhor que você mesmo, logo, é você quem sabe o que te fará bem ou mal. Além do que às vezes um amigo pode sim te ajudar a enxergar as coisas sob uma nova ótica.


Conclusão: Amigo palpiteiro - Aprecie com moderação!


Para finalizar, fiquem com uma música que combina com o que eu disse agora. Avantasia - Crestfallen



2 comentários:

  1. Você faz uma boa análise do comportamento das pessoas e se expressa bem... já pensou em fazer psicologia????

    ResponderExcluir
  2. É, já pensei... mas meu amigo psicólogo está desempregado, apesar de ser um cara muito inteligente e estar fazendo mestrado...

    ResponderExcluir